Digital Smile Design – Entenda como funciona em 3 passos
Digital Smile Design é um procedimento que aparece entre as tendências da odontologia estética. Ele permite que o cliente visualize um possível resultado de seus dentes por meio de fotografias tiradas pelo dentista
A técnica permite ao cirurgião-dentista desenhar o sorriso do paciente e mostrar a ele o procedimento antes mesmo dele iniciar o tratamento.
Outro nome dado a essa nova tecnologia é o Digital Smile Design (DSD), criada pelo dentista brasileiro Christian Coachman.
Índice
Como ocorre o Digital Smile Design?
O profissional utiliza fotografias do rosto e do sorriso. Posteriormente passam por softwares que buscam por proporções e medidas do rosto.
Depois dessa análise, dentes de cera são feitos, colocados em moldes que o dentista fez junto com o paciente.
Em proporção real, o profissional dá a ele uma amostra de como será o sorriso. Ou seja, é quase que uma forma de prever o resultado, o que permite ao paciente uma tomada de decisão muito mais assertiva.
Em alguns casos, indivíduos têm inclinações ortopédicas (face torta) que não dão para ser vistas visualmente e também clinicamente.
Sendo assim, surgiu a necessidade de tirar fotos dos pacientes, com o intuito de que pudessem enxergar melhor planejamentos ortopédicos e dentários.
Através desse procedimento, o cliente vê o possível resultado e cria-se uma relação de confiança entre cliente e profissional.
Tudo isso explica por que o DSD tem ganhado tanto espaço entre os cirurgiões-dentistas. Para saber os detalhes, continue lendo.
1 – Como é adotada a técnica do Digital Smile Design?
Várias fotografias são tiradas do paciente e nelas são realizados desenhos por cima das imagens e manipulação para se alcançar um resultado desejado pelo cliente.
Isso nos permite entender que o conceito tem base em proporções faciais e dentais de uma pessoa, ao passo que para isso usa-se a tecnologia, especialmente de vídeos digitais e fotografias de alta qualidade.
Na prática, com essas imagens é possível ver e reconhecer o relacionamento do conjunto de dentes, gengivas, lábios, sorriso e outras características que se ligam ao movimento e a emoção do rosto.
2 – Para que serve o Digital Smile Design?
Por meio de imagens do paciente, a ideia é construir um planejamento estético, sendo possível ver o passo a passo do tratamento e seus possíveis desdobramentos.
É voltado a pessoas que almejam executar reabilitações estéticas nos dentes e querem ver o que esse tratamento trará de resultado.
Para o mercado, esse é um procedimento novo da estética odontológica, que permite que se leve a outros patamares a odontologia digital e os seus benefícios. Afinal, a saúde é um tema muito importante para o mundo inteiro.
3 – Os principais benefícios do Digital Smile Design
São muitos os benefícios do DIgital Smile Design. Mas, separamos os principais para você conhecer agora mesmo, leia:
- Serve para planejamentos protéticos e cirúrgicos;
- Estética rosa (gengivas) e branca (dentes);
- Possibilita o regular a simetria dos dentes e da gengiva por meio dessa técnica;
- Cria-se um vínculo forte entre paciente e profissional.
Também vale a pena observar que a aplicação dessa técnica deve levar em consideração um certificado por parte do profissional. Isso garante a qualidade do procedimento.
O histórico de luta da estética na odontologia
Hoje, muitos cirurgiões-dentistas não sabem, mas podem atuar com a estética e, inclusive, fazendo procedimentos. Isso porque há um histórico de luta e processos que o levou a esse lugar.
Tudo começou com a Resolução CFO-176, movida pela Associação Médica Brasileira. Depois, vieram as preliminares e foi a partir disso que os dentistas começaram a reconhecer a sua própria atuação.
Atualmente, o Brasil é o país que possui o maior número de dentistas do mundo. Sendo que quase 20% do cirurgiões-dentistas do mundo são brasileiros. Conheça mais dessa luta histórica aqui.
Deixe um comentário