Odontologia do Brasil é primeiro lugar em ranking mundial

Instituição árabe classificou as universidades em 227 áreas de concentração A Odontologia no Brasil sempre foi destaque por qualidade e excelência. Não é verdade? Para confirmar este fato, o curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) foi classificado como o melhor do mundo pelo Center for World University (CWR), o principal editor de […]
odontologia ranking

Instituição árabe classificou as universidades em 227 áreas de concentração

A Odontologia no Brasil sempre foi destaque por qualidade e excelência. Não é verdade? Para confirmar este fato, o curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) foi classificado como o melhor do mundo pelo Center for World University (CWR), o principal editor de ranking no meio acadêmico. É a primeira vez que a instituição do Emirados Árabes divulga listagem que classifica as universidades em áreas de concentração e, logo de cara, a Odontologia Brasileira se destacou com score 100.

A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics. O ranking classificou as universidades em 227 áreas de atuação.

No ranking também é destaque, dentro do top 5, a Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 4º lugar, e a Universidade de Campinas (Unicamp), em 5º. Que momento lindo!

odontologia ranking

Confira mais detalhes da lista e os rankings das demais áreas! Isso é maravilhoso. Afinal, o posicionamento da odontologia no ranking mostra o quanto os alunos são comprometidos ao ingressarem em uma faculdade. Pesquisas na área são de extrema importância e podem garantir melhorias para nosso futuro.

Sobre a Odontologia da USP

A área de Odontologia da Universidade de São Paulo possui faculdades nos campi de Bauru, Ribeirão Preto e na Cidade Universitária, em São Paulo. São elas: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e Faculdade de Odontologia/São Paulo (FO-USP).

A história da faculdade de odontologia da USP relaciona-se com o surgimento da odontologia no estado de São Paulo e contribui em grande parcela com a história da odontologia no Brasil.

Em 11 de fevereiro de 1899 foi inaugurada a Escola Livre de Pharmácia situada à Rua Brigadeiro Tobias n°1, tendo Braulio Gomes como diretor. Como ainda não existiam no país cursos especiais de odontologia propriamente ditos, poderiam exercer livremente a profissão os dentistas não diplomados que prestassem exames de habilitação perante uma comissão de profissionais diplomados, nomeado pelo diretor, conforme defendia o artigo 4° da lei n° 665 de 06 de setembro de 1899. Em 07 de dezembro de 1900 os professores Macedo Soares e Luiz Pinto de Queiroz propõem a criação de uma cadeira de Prótese Dentária que foi aceita pela Congregação e que em conjunto com as outras cadeiras da Escola estabeleceu, então, o curso de Arte Dentária. Como funcionava também o curso obstetrícia a instituição passou a denominar-se “Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo”. Leia mais sobre a história da FO-USP.

Conheça mais sobre o ranking do CWUR

O CWUR é uma organização líder em consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

Desde 2012, a CWUR publica o único ranking acadêmico de universidades globais que avalia a qualidade da educação, emprego de ex-alunos, produção de pesquisa e citações sem depender de pesquisas e submissões de dados universitários. 

O ranking começou como um projeto em Jeddah, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo. Foi rapidamente divulgado em todo o mundo pelas universidades e pela mídia e muitos pedidos foram recebidos para expandi-lo.

Em 2014, o ranking se expandiu para listar as 1000 melhores de 18 mil universidades em todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico de universidades globais.

O CWUR divulga o ranking de acordo com oito indicadores de qualidade. Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a universidade da América Latina melhor classificada. Os indicadores levados em consideração pela instituição são: • Quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; • Número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; • Qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; • Número de publicações em jornais de reputação; • Número de publicações em jornais de grande influência; • Número de citações em pesquisas; • Índice que mede o impacto geral da instituição; • Número de patentes internacionais solicitadas pela universidade. Parabéns aos alunos e toda a diretoria das universidades listadas aqui neste artigo, principalmente para aos uspinanos!! 👏👏  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Odontologia Estética.