Dentista na saúde estética – 2 resoluções garantem a atuação
O dentista na saúde estética? É isso mesmo! Entenda… Nos últimos tempos, a odontologia aliou a seus tratamentos convencionais os benefícios da estética. O dentista hoje olha para além da boca e dos dentes do paciente, já que a harmonia e outras questões relacionadas à face fazem parte do seu trabalho e isso se estende a saúde estética.
Índice
O que é saúde estética?
Desde 1946 a OMS definiu saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade”. Dessa forma, a Saúde Estética tem como principal objetivo levar saúde através da beleza.
Sendo assim um meio de melhorar suas condições de bem estar físico, mental e social, proporcionando a prevenção de doenças, melhora da autoestima e os hábitos de vida.
Profissionais das mais diversas áreas da saúde já partiram para a área da saúde estética e com os dentistas não é diferente. Hoje, o dentista na saúde estética é uma realidade.
As técnicas e materiais atuais permitem ao profissional de odontologia estética, além de modificar os dentes em seus formatos, cores, posicionamentos entre outros, modificar também o formato do rosto, sorriso, tratamento de rugas e muitas outras questões estéticas relacionadas à face.
E quais as resoluções que asseguram atualmente o dentista para atuar na Saúde Estética?
A legislação para o dentista na saúde estética
De acordo com a resolução 176/2016 do CFO, fica definitivamente estabelecido que o Cirurgião-Dentista tem competência para executar procedimentos estéticos dentro da sua área anatômica de atuação.
Após uma intensa batalha com entidades e associações médicas que tentavam vedar a possibilidade dos profissionais dentistas executarem procedimentos estéticos, a atuação do cirurgião dentista na estética foi oficializada em janeiro de 2019.
Foi quando o CFO (Conselho Federal de Odontologia) publicou a Resolução nº198/2019, reconhecendo uma ampla área na estética como sendo de atuação do dentista, principalmente nos procedimentos de Harmonização Orofacial.
Entre eles, Toxina Botulínica, Preenchedores, Bichectomia, Laserterapia, Fios Orofaciais, entre outros.
A importância da especialização do dentista na saúde estética
A harmonização orofacial, por exemplo, é um dos procedimentos estéticos que ganhou destaque após ganhar a adesão de vários famosos. Por ter um profundo conhecimento do crânio e da face, o dentista é o profissional mais indicado para a realização da harmonização orofacial.
Com o aumento da demanda na procura por tratamentos estéticos, aumenta também a exigência na eficácia e nas garantias de que esses procedimentos não resultem em problemas ou intercorrências indesejadas após aplicados.
Portanto, é extremamente importante que o cirurgião dentista procure fazer cursos de pós-graduação e especializações para conhecer a fundo as técnicas que vai realizar e evitar ao máximo cometer erros, ou no caso de acontecerem, saber lidar com isso e reverter rapidamente essas intercorrências.
Também é recomendável manter-se sempre atualizado sobre as novas técnicas e procedimentos oferecidos no mercado para que o dentista na saúde estética tenha sucesso.
Os dentistas podem atuar com a ozonioterapia?
Através da qualificação e da capacitação do dentista com o ozônio, o dentista na saúde estética também poderá atuar com a ozonioterapia em seu consultório odontológico. Para isso, a regra é a mesma que vimos acima: estudar.
Por exemplo, de acordo com o Art. 3 da Resolução CFO 166/2015, a atuação do dentista na ozonioterapia exige que o profissional graduado em odontologia tenha registro no Conselho Regional de Odontologia e o curso de ozonioterapia com, no mínimo, 32 horas/aula de carga horária.
A boa notícia é que há vários caminhos para se conseguir essa especialização e se tornar mais um dentista na saúde estética especializado e pronto para atuar com sucesso.
O Curso de Ozonioterapia oferta as 32 horas necessárias para que você seja habilitado na técnica. O nível para o dentista na saúde estética fazer este curso é que ele é de Extensão Universitária. Além disso, o modelo de ensino é híbrido: com aulas teóricas online e as práticas presenciais.
Deixe um comentário