Fidelizar um paciente não é tarefa fácil, principalmente na área odontológica onde os pacientes geralmente procuram tratamento apenas quando já têm um problema.

Porém ter clientes fiéis é essencial para o bom funcionamento do consultório odontológico a longo prazo, porque a fidelização é a garantia que seus pacientes voltarão, gerando fluxo de atendimentos, agenda cheia e consequentemente movimentação do caixa.

A fidelização dos pacientes pode aumentar em até 50% o seu faturamento, mas como conseguir fidelizar os pacientes?

Confira 6 estratégias que vão te ajudar

1 – Primeiro contato

A experiência do seu cliente começa muito antes de ele chegar até você. Ela começa no momento em que ele entra em contato com a sua clínica

O atendimento via redes sociais, telefone, e-mail em todas as plataformas faz muita diferença, se seu cliente é atendido rapidamente, com eficiência e com um bom tratamento. A fidelização começa junto à sua estratégia de marketing.

2 – Ter um ambiente aconchegante

A sua sala de espera, assim como a sua sala de atendimento devem ser aconchegantes. O paciente deve se sentir bem nos diversos ambientes que compõem o consultório.

Para isso é importante investir em cadeiras e poltronas confortáveis, cuidados com as cores que constroem o ambiente, ter sempre livros e revistas atuais na sala de espera, manter tudo sempre bem organizado e uma música ambiente é sempre bem vinda.

3 – Ter uma agenda flexível

Saber administrar a agenda para que urgências sejam atendidas sem deixar um paciente esperando por meses é fundamental. Agendas lotadas têm pontos positivos e negativos, por isso é importante encontrar um equilíbrio e sua secretária é fundamental nesse processo.

Ela deve ser bastante atenciosa ao atender seus pacientes e organizar uma lista de espera, sempre que surgir um horário vago ela deve contatar um dos pacientes na lista de espera, isso mostra que o profissional se preocupa com seus pacientes.

4 – Ofereça um atendimento diferenciado

Todo cliente gosta de se sentir único. Uma conversa sobre cuidados com os dentes ou algum outro assunto podem fazer a diferença.

Oferecer um desconto para clientes que trouxerem um amigo ou parente, enviar um SMS avisando sobre redução de valores, novidades na clínica, aniversário do cliente, tudo isso ajuda a fidelizar o paciente. Não deixe que após a consulta o cliente se esqueça de você.

5 – Realize um serviço de qualidade

Não adianta investir em marketing, ambiente e meios de comunicação se o cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho.

É importante se manter atualizado na área, estar sempre reciclando seus conhecimentos e investir em cursos. Garantir a qualidade do serviço prestado, sendo ele simples ou não, é fundamental para definir se você conseguirá fidelizar o cliente ou não.

6 – Tenha um diferencial

Ampliar o leque de atuação é sempre uma boa ideia. O dentista hoje pode além dos tratamentos dentários convencionais, investir em saúde estética por exemplo ou saúde integrativa.

Ambas as áreas de atuação podem ser complementares aos procedimentos que esse profissional já realiza e são áreas que geram uma alta procura e fidelização de pacientes.

Mas para isso é importante buscar um bom curso de pós graduação ou especialização na área para oferecer um serviço de qualidade e sem nenhum risco tanto para o profissional quanto para o paciente.

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