Clínica odontológica – 6 técnicas para fidelizar pacientes
A verdade é que fidelizar um paciente não é tarefa fácil para nenhuma empresa. Mas, na área da saúde onde os pacientes procuram tratamento apenas quando têm problemas, pode ser mais complicado ainda… Exceto se você conhecer essas estratégias para fidelizar pacientes na clínica odontológica!
Sendo assim, ter clientes fiéis é essencial para o bom funcionamento do consultório do dentista a longo prazo. Isso porque a fidelização é a garantia que seus pacientes voltarão, gerando fluxo de atendimentos, agenda cheia e, consequentemente, movimentação do caixa.
A fidelização dos pacientes pode aumentar em até 50% o seu faturamento!
Mas, como conseguir fidelizar os pacientes para conseguir chegar nesses resultados incríveis? É para isso que o texto foi criado. Então, atente-se e boa leitura!
Índice
6 estratégias para fidelizar pacientes na clínica odontológica
1 – O primeiro contato
A experiência do seu cliente começa muito antes de ele chegar até você. Ela começa no momento em que ele entra em contato com a sua clínica
O atendimento via redes sociais, telefone, e-mail em todas as plataformas faz muita diferença, se seu cliente é atendido rapidamente, com eficiência e com um bom tratamento. A fidelização começa junto à sua estratégia de marketing.
2 – Um ambiente aconchegante
A sua sala de espera, assim como a sua sala de atendimento devem ser aconchegantes. O paciente deve se sentir bem nos diversos ambientes que compõem o consultório.
Para isso é importante investir em cadeiras e poltronas confortáveis, cuidados com as cores que constroem o ambiente, ter sempre livros e revistas atuais na sala de espera, manter tudo sempre bem organizado e uma música ambiente é sempre bem vinda.
Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença para o dentista que tem o objetivo de fidelizar pacientes na clínica odontológica.
3 – Uma agenda flexível
A agenda tem papel importante para fidelizar pacientes na clínica odontológica, assim como para conseguir novos clientes.
Então, saber administrar a agenda para que urgências sejam atendidas sem deixar um paciente esperando por meses é fundamental. Agendas lotadas têm pontos positivos e negativos, por isso é importante encontrar um equilíbrio e sua secretária é fundamental nesse processo.
Ela deve ser bastante atenciosa ao atender seus pacientes e organizar uma lista de espera, sempre que surgir um horário vago ela deve contatar um dos pacientes na lista de espera, isso mostra que o profissional se preocupa com seus pacientes.
4 – Um atendimento diferenciado
Todo cliente gosta de se sentir único. Uma conversa sobre cuidados com os dentes ou algum outro assunto podem fazer a diferença na hora de fidelizar pacientes na clínica odontológica.
Oferecer um desconto para clientes que trouxerem um amigo ou parente, enviar um SMS avisando sobre redução de valores, novidades na clínica, aniversário do cliente, tudo isso ajuda a fidelizar o paciente. Não deixe que após a consulta o cliente se esqueça de você.
5 – Um serviço de qualidade
Não adianta investir em marketing, ambiente e meios de comunicação se o cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho.
É importante se manter atualizado na área, estar sempre reciclando seus conhecimentos e investir em cursos. Garantir a qualidade do serviço prestado, sendo ele simples ou não, é fundamental para definir se você conseguirá fidelizar o cliente ou não.
6 – Um diferencial no mercado
A última dica que faz muito sentido para fidelizar pacientes na clínica odontológica é sobre ampliar o leque de atuação é sempre uma boa ideia. O dentista hoje pode além dos tratamentos dentários convencionais, investir em saúde estética ou saúde integrativa.
Odontologia Integrativa: como os dentistas estão usando a ozonioterapia?
Ambas as áreas de atuação podem ser complementares aos procedimentos que esse profissional já realiza e são áreas que geram uma alta procura e fidelização de pacientes.
Mas, para isso é importante buscar um bom curso de pós graduação ou especialização na área para oferecer um serviço de qualidade e sem nenhum risco, permitindo fidelizar pacientes na clínica odontológica de forma natural.
Para saber mais
Conheça as Resoluções que permitem a atuação do dentista na odontologia. E abaixo tem um vídeo contando sobre a pós-graduação em Harmonização Orofacial.
Deixe um comentário