Skip to main content

Conheça os benefícios da toxina botulínica na odontologia

Esse procedimento é bastante procurado em clínicas odontológicas. Para dentistas, vale muito a pena conhecer os benefícios da toxina botulínica na odontologia. E esse conteúdo é sobre isso! A toxina botulínica na odontologia Em geral, a toxina botulínica é um tema que divide opiniões: há aqueles que se manifestam contra e os que se declaram […]

Esse procedimento é bastante procurado em clínicas odontológicas. Para dentistas, vale muito a pena conhecer os benefícios da toxina botulínica na odontologia. E esse conteúdo é sobre isso!

A toxina botulínica na odontologia

Em geral, a toxina botulínica é um tema que divide opiniões: há aqueles que se manifestam contra e os que se declaram a favor da sua utilização em consultórios odontológicos.

Em relação ao que é a toxina botulínica ou “botox”, bastante conhecida pela sua aplicação nos tratamentos estéticos para a atenuação de rugas dinâmicas da face, trata-se de uma neurotoxina de origem bacteriana de alta especificidade, cuja administração é extremamente segura, se respeitados as suas indicações e protocolos.

Na região em que é injetada, a toxina botulínica age bloqueando a liberação da acetilcolina, um químico neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares.

Uma vez que a acetilcolina está bloqueada, sem que as fibras recebam ordens para se movimentar, impede-se a contração das células musculares.

Os benefícios da toxina botulínica na odontologia

Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem, ainda, ao tratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é exposta excessivamente).

Além do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades.

Entre as suas vantagens mais significativas, trata-se de uma intervenção cujos resultados se verificam rapidamente e de uma solução que apresenta pouquíssimos, e passageiros, efeitos colaterais, de forma que a sua utilização é bastante segura.

benefícios da toxina botulínica na odontologia

Obviamente que a aplicação e os benefícios da toxina botulínica na odontologia tornam o procedimento ainda mais seguros quando nos referimos à atuação de um cirurgião-dentista devidamente habilitado para administrá-la, com reconhecida experiência para isso.

E aí, quer levar esse procedimento para seu consultório odontológico e se destacar em sua cidade? Você precisa conhecer o curso de toxina botulínica e preenchimento!

Para saber mais

São vários os benefícios da toxina botulínica na odontologia. E se você é dentista, considere que há diferenças entre o Botox e o Preenchimento Facial. Temos um artigo que explica os detalhes, leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *