Botox ou Preenchimento Facial? Qual a melhor opção? Quando o objetivo é rejuvenescimento, as duas especialidades, tanto o botox quanto o preenchimento com ácido hialurônico são eficazes para tratar as rugas, porém de formas diferentes. 

Para definir qual procedimento é melhor em cada caso é necessário entender primeiramente os tipos de rugas que aparecem no rosto.

Existem dois tipos de marcas que aparecem na face: 

Tipo 1 – Rugas dinâmicas

As rugas dinâmicas são aquelas ligadas à atividade muscular. Aparecem devido à movimentação facial que repetimos no dia a dia, como franzir a testa, por exemplo.

Tipo 2 – Rugas estáticas

As rugas estáticas são aquelas causadas pelo envelhecimento natural da pele que, com o avançar da idade, deixa de produzir colágeno e elastina e perde a firmeza. Este tipo é visível mesmo com o rosto relaxado.

Indicação

Para as rugas do tipo dinâmicas, a injeção de toxina botulínica é o procedimento mais indicado. Isso porque essa substância é capaz de paralisar o músculo ligado ao movimento repetitivo e dá uma aparência de ter “esticado” o vinco que foi formado. Além disso, a toxina também serve para prevenir a formação de novas marcas de expressão ao longo do tempo.

Já para as rugas do tipo estáticas o preenchimento facial com ácido hialurônico é o mais indicado, já que a substância injetada “ocupa” os espaços das marcas e sulcos que formam a ruga. O ácido hialurônico é uma substância natural no corpo humano que além de hidratar a pele, também estimula o colágeno da região em que foi aplicado, por isso é um excelente aliado para suavizar os sinais de envelhecimento.

Vale lembrar que os dois tratamentos podem se complementar, uma vez que os pacientes podem apresentar os dois tipos de rugas na face e, ao longo do tempo, sem o tratamento adequado, as rugas dinâmicas podem se tornar estáticas.

Como é feito?

Ambos os procedimentos são feitos através de uma seringa simples. As regiões tratadas na face porém, são diferentes.

O preenchimento injetável, além de suavizar rugas e marcas como o famoso “bigode chinês”, também é indicado para dar volume, podendo ser aplicado nos lábios, para melhorar contornos superficiais e até a aparência de algumas cicatrizes.

Já a toxina botulínica pode ser usada em diversas regiões como em torno dos olhos, em torno dos lábios, maçãs do rosto, ponta do nariz, na região da testa e até nas sobrancelhas. 

Cuidados

Nenhum dos procedimentos exige afastamento do paciente do trabalho ou qualquer outra atividade. É recomendado porém, não se expor ao sol pelo tempo determinado pelo profissional de saúde estética.

Não existem também contraindicações tanto para a toxina botulínica quanto para o preenchimento facial, no entanto, se não forem bem aplicados por um profissional habilitado e qualificado, podem causar desde assimetria na face até um aspecto de falta de expressão.

Por isso é muito importante escolher bem o profissional, que fará uma avaliação rigorosa sobre a necessidade da realização dos procedimentos, bem como a quantidade necessária a ser aplicada para não comprometer a estética e a harmonia da face.

Duração

Os tratamentos com preenchimento e toxina botulínica não são definitivos. Ambos duram cerca de seis a oito meses, contudo podem ser feitas várias sessões para estender os resultados.

728x90

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pela Odontologia Estética - Página com as últimas notícias da área da Estética Odontologia sobre formação, legislação, eventos, congressos, procedimentos, medicamentos, equipamentos e pesquisas acadêmicas.