Odontologia Estética: tudo o que você precisa saber sobre a área

Especialidade que junta beleza e saúde para cuidar do sorriso, a odontologia estética (também conhecida como dentística) atua na cosmética e na restauração dental, tendo como preocupação devolver e preservar a integridade estrutural e funcional dos dentes do paciente. Em resumo, o profissional que trabalha com esse meio, tem o objetivo de tornar o sorriso […]
odontologia estetica

Especialidade que junta beleza e saúde para cuidar do sorriso, a odontologia estética (também conhecida como dentística) atua na cosmética e na restauração dental, tendo como preocupação devolver e preservar a integridade estrutural e funcional dos dentes do paciente.

Em resumo, o profissional que trabalha com esse meio, tem o objetivo de tornar o sorriso mais funcional e harmônico de acordo com as necessidades do paciente.

Benefícios da Odontologia Estética

Mas, afinal, quais os benefícios da área da Odontologia Estética para a saúde bucal? É uma pergunta válida, considerando que, apesar de estar em expansão, ainda é um campo novo e muitos ainda desconhecem suas funcionalidades e capacidades.

Entre os benefícios que os tratamentos da área trazem estão a restauração dos dentes que sofreram algum tipo de trauma; remover manchas de alimentos, bebidas e nicotina; clarear os dentes com o intuito de promover uma cor mais e agradável para os dentes dos pacientes e, consequentemente, deixar o sorriso mais atraente e harmonioso, melhorando a autoestima dos pacientes.

Procedimentos mais procurados da Odontologia Estética

A Odontologia Estética é uma área bastante voltada para a estética dental, contudo, o profissional que atua com isso também é recomendado – e altamente capacitado – para resolver problemas estruturais e/ou funcionais no que envolve a harmonização do rosto com o sorriso do paciente.

Entre os procedimentos e tratamentos mais procurados da área estão:

Harmonização facial

Antigamente, esse tratamento era exclusivo apenas para que médicos realizassem. Com o passar do tempo, no entanto, o procedimento caiu nas graças dos cursos de especialização odontológica e passou a fazer parte do dia a dia dos consultórios dentários.

O procedimento de harmonização é indicado para pessoas que têm a intenção de adequar os traços e proporções do próprio rosto.

Toxina botulínica

Ele é um dos procedimentos estéticos mais conhecidos e requisitados dos últimos anos nas clínicas estéticas e, também, nas clínicas odontológicas. Utilizado em pessoas que buscam fazer pequenas, mas ainda assim significativas, na área do rosto, como o tratamento de rugas e amenizar marquinhas de expressão.

Além disso, é recomendado para tratar sorrisos gengivais (a gengiva aparece bastante ao sorrir) e casos de bruxismo do sono ou vigília.

Bichectomia

A bichectomia é o procedimento recomendado para quem pretende acentuar mais as maçãs do rosto e o maxilar. O tratamento consiste na retirada parcial das gordurinhas das bochechas, deixando o rosto mais alongado e fino.

Entretanto, enganam-se aqueles que acreditam que o procedimento é meramente estético. A bichectomia auxilia pacientes que têm o hábito de morder as bochechas por conta do excesso de volume.

Preenchimento labial

O preenchimento labial também faz parte da gama de atendimentos que uma clínica odontológica pode oferecer. Por meio do uso de ácido hialurônico e gordura autógena, o tratamento visa dar maior volume à região dos lábios.

Quais desses procedimentos você costuma realizar em seus pacientes? Tinha alguma informação mencionada que você não conhecia? Deixa pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Odontologia Estética.