Clareamento dental deve ser recomendado por um cirurgião-dentista

Um clareamento dental pode fazer toda a diferença no seu sorriso e aumentar a sua autoestima. No entanto, existem dúvidas do que é ou não verdade!! Para isso, listamos neste post, 7 mitos e verdades sobre o procedimento que você precisa saber. Fique com a gente e confira tudo!!

1. Se eu fizer clareamento dental, meus dentes vão ficar bem branquinhos?

Mito – Infelizmente esta é uma notícia que pode te deixar desanimado, mas não deve, pois o clareamento vai sim deixar seu dente mais clarinho, porém não irá mudar a cor dele.

Apesar disso, a alteração obtida deixa o dente bem mais bonito. Sem entrar em detalhes do motivo da cor do dente, o próprio nome do procedimento já diz: clareamento. Ocorre um clareamento do seu dente, por isso não gosto do termo atualmente utilizado, branqueamento.

De modo geral, os dentes são brancos, amarelos ou cinzas. Se você tem um dente cinza, ele não vai sair branco do consultório, ele vai ficar cinza mais claro. Se for amarelo, amarelo mais claro e se já for branco, aí sim, pode sair muito branco.

A cor do dente pode ser medida através de uma escala, as cores varia em tons de A até D e após o clareamento irão ficar de 2 a 3 tons mais claros do que estão atualmente, o que é uma grande mudança, independente da cor.

2. O clareamento dental aumenta a sensibilidade dentária?

Verdade – Os produtos utilizados no clareamento dental são peróxidos e são cáusticos por natureza. Por isso é de fundamental importância que esses procedimentos sejam realizados em consultório ou supervisionados, no caso de tratamentos caseiros, por um dentista.

Os produtos utilizados para o clareamento no consultório podem causar durante a consulta, algum incômodo após determinado período de contato com o dente.

O profissional saberá dizer se o tempo do clareamento deverá ser encurtado ou não. Também pode ocorrer alguma sensibilidade logo após a consulta de clareamento, onde o paciente sente choques nos dentes.

São sensibilidades passageiras e de modo geral o dentista consegue através do controle de tempo da sessão, fazer com elas sejam leves ou que nem ocorram.

Já no clareamento caseiro, é de fundamental importância a avaliação e orientação de um dentista, pois o profissional irá avaliar a condição da gengiva e dentes do paciente, para que ele possa realizar o procedimento.

3. Matérias publicadas na internet, dizendo que água oxigenada é o segredo do clareamento que os dentistas não querem contar, são verdadeiras?

Mito – São falsas e irresponsáveis. O clareamento dental é feito a base de peróxidos, o de carbamida a 37% e o peróxido de hidrogênio a 37%, que é mesmo a conhecida água oxigenada, um dos componentes, mas não o único.

A água oxigenada que compõe os clareadores de consultório, é de alta concentração e vem com um espessante, que faz com que o produto fique em forma de gel ou pasta, evitando seu escoamento e esse produto é colocado com muito cuidado, apenas sobre e em íntimo contato com o esmalte do dente.

4. Produtos abrasivos, como pedra pomes, argila, carvão, entre outros, clareiam os dentes?

Mito – Produtos abrasivos, em um primeiro momento, podem até aparentar um bom resultado, pois eles removem manchas superficiais.

Quando o paciente vai ao consultório do dentista fazer uma manutenção odontológica, um dos procedimentos que fazemos no procedimento chamado de limpeza é o polimento do esmalte dos dentes, com algum tipo de produto abrasivo, onde removemos aquelas manchas mais superficiais e evidentes.

Em casa, o uso constante de abrasivos, vai começar a remover o esmalte do seu dente, que é quem dá a cor branca que o paciente tanto quer.

Conforme você vai desgastando esse esmalte, mais a dentina (parte interna do seu dente de cor amarela, variando do claro ao escuro) vai aparecendo e quanto mais ela aparecer, mais amarelo ou cinza seu dente irá ficar, sem possibilidade de voltar à cor original de forma natural.

Gostou? Quer saber quais são os outros 3 Mitos ou verdades sobre o clareamento dental? Fique de olho aqui no nosso blog ainda essa semana lançaremos os demais..

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pela Odontologia Estética - Página com as últimas notícias da área da Estética Odontologia sobre formação, legislação, eventos, congressos, procedimentos, medicamentos, equipamentos e pesquisas acadêmicas.