Lipoaspiração de papada: entenda o procedimento incluso da Harmonização Orofacial
Quando seus pacientes mencionam o desejo de fazer um procedimento estético no rosto, muito provavelmente estão pensando nos tratamentos mais comuns como toxina botulínica ou ácido hialurônico. Mas, hoje, você vai conhecer sobre a lipoaspiração de papada, que é uma tendência no mercado.
Esses procedimentos são escolhidos, geralmente, para disfarçar os sinais de envelhecimento que surgem com o decorrer do tempo.
Outra área, no entanto, que também sofre com as ações do tempo é o pescoço, principalmente quando a pele da região se torna mais flácida e acumula gordura, seja por conta da idade avançada, herança familiar ou alterações no peso e na massa corporal.
O que muitos dos seus pacientes não sabem, entretanto, é que eles podem fazer tratamentos para combater esse problema. Nesses casos, você pode recomendar o procedimento de lipoaspiração mecânica da papada.
Índice
O que é lipoaspiração de papada?
A lipoaspiração da papada é um procedimento que remove o excesso de gordura que fica acumulada na região do pescoço e, muitas vezes, é acompanhada pela flacidez da pele.
Esse tratamento traz inúmeros benefícios para quem tem o desejo de eliminar o queixo duplo, reduzir a gordura do pescoço, melhorar a linha da mandíbula, ter uma aparência mais jovem e um contorno facial mais harmônico.
Como é feita?
A lipoaspiração de papada é feita com sedação e anestesia local, mas se for necessário pode ser utilizada a anestesia geral.
O tratamento é bem similar com a forma como é feito em outras regiões do corpo. Após ser feita a assepsia e anestesia do local a ser tratado, o cirurgião aplica uma solução que combina soro e adrenalina para provocar o rompimento das células de gordura e, assim, facilitar sua remoção.
Feito isso, pequenas cânulas são inseridas na região abaixo do queixo e são movimentadas para que as células adiposas se soltem. Em seguida, o excesso de gordura é sugado por essas mesmas cânulas que estão ligadas a um aparelho de vácuo.
Essas cânulas são inseridas em três pontos específicos para que fiquem cicatrizes bem discretas: duas atrás dos lóbulos e uma abaixo do queixo, inseridas através de incisões de cerca de 3 milímetros cada.
Já nos casos em que é necessário corrigir a flacidez, é realizada uma sutura da musculatura do pescoço com o intuito de unir as bandas separadas e, depois, suspender esse tecido novamente, promovendo o efeito lifting.
Pós-operatório
Ao fim da lipoaspiração de papada, você deve realizar um curativo sobre os pontos feitos com algodão, gaze e faixa. No dia posterior à cirurgia, o curativo deve ser limpo e trocado por outro que tenha um tamanho menor.
Também é essencial que você oriente os seus pacientes da importância de mantê-lo higienizado, limpando constantemente com água corrente e sabão até que seja feita a retirada entre o 6º e o 14º dia após o procedimento.
O paciente que faz a lipoaspiração de papada pode apresentar inchaço no local tratado. Caso isso aconteça, recomende aos seus pacientes que façam compressas frias nas regiões do pescoço e rosto logo nas primeiras 48 horas. Em determinados casos pode ser necessário o uso de drenos, que são comumente retirados no dia posterior à cirurgia.
Devido ao edema, o paciente deverá manter a cabeça elevada nas primeiras 24 horas, sendo necessária a utilização de travesseiros na hora de dormir.
Além disso, é recomendado repouso por uma semana, no mínimo, e atividades físicas somente após 30 dias.
Explique, também, que para o resultado da lipoaspiração de papada ser duradouro e adequado, é necessário realizar drenagem linfática no pós-operatório: duas vezes na primeira semana e, dependendo de cada caso, a frequência é alterada para uma ou duas vezes nas próximas três semanas até que complete o prazo de 30 dias.
Quanto custa?
Caso queira oferecer a lipoaspiração de papada em seu consultório, saiba que o custo de uma sessão varia entre R$ 300,00 e R$ 600,00.
Deixe aqui nos comentários o que achou da lipoaspiração de papada e se tem a intenção de adicioná-la ao seu catálogo de tratamentos!
Deixe um comentário