Doenças tratadas com a ozonioterapia

Na área da odontologia, a busca por técnicas e substâncias que possam auxiliar e otimizar o tratamento das mais diversas doenças é constante, e a Ozonioterapia é uma das descobertas! Assim, a Odontologia Integrativa surge como uma nova forma de prescrever tratamentos. Utilizando como ponto de partida este conceito, qualquer desequilíbrio, seja emocional ou orgânico, […]
Sarah Sandrin
09 fevereiro, 2022
Ozonioterapia - odontologia

Assim, a Odontologia Integrativa surge como uma nova forma de prescrever tratamentos. Utilizando como ponto de partida este conceito, qualquer desequilíbrio, seja emocional ou orgânico, pode gerar alterações em todos os sistemas do corpo humano, inclusive impactar na saúde bucal do paciente.

A Odontologia Integrativa abrange uma série de práticas integrativas que podem ser utilizadas nos tratamentos, como a acupuntura, fitoterapia, hipnose, homeopatia, terapia floral, laserterapia e ozonioterapia.

No entanto, a prática que tem sido mais utilizada nos consultórios odontológicos e se destaca pelos excelentes resultados é a ozonioterapia. Já implementada em outros segmentos integrativos e estéticos, a terapia tem sido cada vez mais estudada.

Utilização do Ozônio na odontologia

Os benefícios da aplicação do ozônio na odontologia são diversos, bem como suas formas de utilização. Em geral, a técnica apresentou resultados positivos na irrigação em cirurgias, bolsas periodontais e periimplantares, raspagem subgengival e na forma de bochecho.

Com concentrações apropriadas de acordo com cada situação clínica, o ozônio tem propriedades que incluem a inativação de vírus, oxidação de bactérias, fungos, parasitas e células cancerígenas. Além de estimular o sistema imune, purificar o sangue, oxidar toxinas, normalizar a produção enzimática, reduzir a inflamação e a dor.

Usando as práticas integrativas é possível obter uma série de benefícios para a saúde bucal, veja quais são as doenças odontológicas tratadas com Ozonioterapia:

• Tratamento complementar da doença periodontal;
  • Redução da sensibilidade após procedimentos cirúrgicos;
  • Tratamento de quadros com infecções ou inflamações;
  • Suporte no tratamento de disfunção temporomandibular.
  • Combate dos micro-organismos que causam a cárie;
  • Aceleração do processo de reparo tecidual após cirurgias;
  • Eliminação de fungos que, normalmente, aderem às dentaduras ou próteses;
  • Auxílio no tratamento de necrose do osso maxilar;
  • Combate das infecções relacionadas aos problemas de canal

Quando administrado por profissionais devidamente habilitados, o gás também se destaca por sua segurança, uma vez que outras soluções, como o ácido acetilsalicílico, atinge percentuais de até 0,2% de efeitos colaterais, enquanto o ozônio apresenta apenas 0,0007%.

Expansão do uso da Ozonioterapia na odontologia

O Brasil já ocupa a quinta posição em termos de produção científica relacionada à Ozonioterapia. E na odontologia, a prática se expandiu e ganhou força após a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde, em maio de 2006, e posteriormente, em 2015 o Conselho Federal de Odontologia.

Desde então os dentistas podem conseguir essa habilitação profissional por meio de cursos práticos de Ozonioterapia. Com exigência mínima de 32h o os cursos profissionalizantes ensinam os procedimentos mais utilizados.

Desse modo, o uso do ozônio ganhou grande espaço na odontologia, já que as doenças orais na maior parte são de origem infecciosa. Por isso a visão integrada e a aplicação da ozonioterapia na odontologia são tão importantes. A expectativa é que em breve seu uso seja difundido e o recurso esteja cada vez mais presente nas cadeiras de dentista.

Ozonioterapia na odontologia é diferencial de mercado!

Além dos benefícios para os pacientes, a Ozonioterapia pode ser vantajosa para o profissional que deseja se destacar competitivamente no mercado. Isso porque, nem sempre essas estratégias estão associadas somente aos preços dos serviços. Mas estar por dentro das tendências e oferecer um atendimento mais completo também te ajudará a obter vantagens em relação à concorrência.

Investir na Ozonioterapia pode e deve ser uma opção para incrementar o seu leque de serviços a curto prazo. Seus diversos benefícios  somados ao baixo risco de intercorrências que a técnica promove, conquistam a atenção de profissionais e pacientes que desejam esse tipo de tratamento alternativo.

Se você é profissional da área odontológica, e ainda não oferece esse serviço em sua clínica, esse pode ser o seu diferencial de mercado para 2022!

Sarah Sandrin
Administrador