5 meios de pagamento para adotar em seu consultório e fidelizar seus pacientes

Acredite, os pacientes muitas vezes escolhem se vão ou não realizar uma compra tendo como base a forma como vão pagar. Uma pesquisa mostrou que 70% dos consumidores brasileiros já deixaram de fazer uma compra porque não puderam escolher a forma de pagamento que preferem.  E é por isso que você, como profissional da Odontologia […]
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Acredite, os pacientes muitas vezes escolhem se vão ou não realizar uma compra tendo como base a forma como vão pagar. Uma pesquisa mostrou que 70% dos consumidores brasileiros já deixaram de fazer uma compra porque não puderam escolher a forma de pagamento que preferem. 

E é por isso que você, como profissional da Odontologia Estética, deve adotar ferramentas e soluções que atendam as necessidades dos seus clientes e do seu consultório, visando converter uma possível venda. 

Quais as vantagens de ter diferentes meios de pagamento?

É normal que pensemos nos meios de pagamentos mais comuns quando falamos sobre o assunto. No entanto, é preciso se desprender dos meios tradicionais para investir nos mais modernos. 

Para conseguir isso, você precisa conhecer seus clientes e suas preferências de pagamento. Assim, torna-se mais fácil que consiga definir quais as necessidades, como atendê-las e, consequentemente, executar mais vendas e aumentar o faturamento de seu consultório.

Mais segurança

Os meios de pagamento mais comuns como boletos, dinheiro ou cartão são os preferidos de muitas pessoas por acharem que é mais seguro, pois recebem em dia e tem menos chances de cair em golpes.

O que poucos sabem é que a substituição do dinheiro em espécie é uma excelente forma de impedir que os lucros de seu consultório sejam levados em um possível roubo ou assalto.

Mais comodidade e menos inadimplências

Quando você tem diversos meios de pagamento para oferecer aos seus pacientes, eles se sentem mais confortáveis e compelidos a fechar um orçamento em seu estabelecimento, visto que tem a possibilidade de pagar da forma como achar mais adequada para ele. em consequência, os casos de inadimplência serão reduzidos drasticamente. 

Mais valor aos seus serviços

Uma vez satisfeitos, seus clientes se sentem mais dispostos a converter o seu orçamento em uma venda. Em determinados casos, é possível que você fidelize seus pacientes e aumente seu faturamento ao oferecer diversos procedimentos para um mesmo cliente.

Como vender mais?

Boleto

É possível que alguns dos seus pacientes não estejam acostumados ou confortáveis com os meios de pagamentos mais modernos como os meios digitais, por isso, tenha a opção de realizar o pagamento com boleto. 

Uma ideia é dar descontos para quem optar pelo boleto e pague até a data de vencimento.

Cartão de crédito ou débito

Os cartões são os meios mais utilizados no momento, visto que oferecem segurança tanto para os prestadores de serviço quanto para os pacientes. Com esse meio de pagamento, é possível que a pessoa decida entre débito e crédito.

O pagamento com a opção de débito é parecido com o pagamento do dinheiro em espécie. Geralmente, é usado para pagamentos à vista e em procedimentos que sejam de menor valor. 

Já a opção de crédito é mais escolhida em casos de vendas parceladas, pois mantém a garantia de recebimento e diminui as possibilidades de inadimplência. Você pode oferecer esse método de pagamento para pessoas que tem a intenção de adquirir um pacote com vários procedimentos e com o valor mais alto. 

Uma opção bastante interessante é o link de pagamento, que é bastante usado para pagamentos à vista, o que facilita muito na hora de efetuar as vendas. Isto por que oferece a possibilidade aos seus pacientes a possibilidade de que paguem em qualquer lugar, sem necessidade de comparecer ao consultório. 

Existem diversas empresas de gateways que são bastante comuns como, por exemplo, PagSeguro, PayPal, SumUp, Moip e Iugu. Você não paga nada para criar o link, apenas uma porcentagem caso a venda seja finalizada.

Para utilizar em sua clínica é bem simples, basta gerar um link através da plataforma da sua provedora de pagamentos e compartilhar com seus clientes por meio de aplicativos de comunicação ou redes sociais.

Pagamento recorrente

Esse método é uma boa opção para pacientes que pretendem realizar a contratação de pacotes de procedimentos de maneira frequente. 

Segue o mesmo esquema das assinaturas de serviços de streaming, ou seja, o paciente assina o serviço e o valor é descontado automaticamente pelo cartão de crédito pelo período que foi estabelecido anteriormente seja semanal, mensal, quinzenal, semestral, anual, enfim…

Se estiver interessado sobre esse modelo de cobrança, saiba que há empresas como a Avec, Vindi e Iagu que têm como foco a área estética. Para adotar essa opção de pagamento, é importante que seu consultório tenha um intermediador de pagamentos.

Ou seja, uma empresa de pagamentos que pode oferecer tecnologias que facilitam na gestão da cobrança recorrente, pois trazem, entre outros serviços, um painel de acompanhamento de transações, uma régua de cobrança personalizada e diversas opções de pagamento. 

PIX

O Pix é a grande novidade do momento. Esse sistema de pagamento instantâneo possibilita que as transferências ocorram em até 10 segundos apenas com o uso de um smartphone. 

Uma dica para ter um melhor aproveitamento desse método é adicionar uma plaquinha ou folha de papel plastificada com um QR Code em cima do balcão de recepção de forma que fique bastante visível. Isso facilita bastante na hora dos seus pacientes efetuarem o pagamento, visto que não terá a necessidade de passar dados como CPF, CNPJ, número de telefone, entre outros.

Dito isso, percebe-se que ter diferentes métodos de pagamento facilita e garante que o paciente retorne ao seu consultório. 

Quais dos métodos de pagamento citados acima você disponibiliza em sua clínica? Compartilhe com a gente nos comentários!

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