Skip to main content

Quero atuar na saúde estética – 3 dicas para vencer o medo

A saúde estética é um campo vasto que cresce em ritmo acelerado e permite a atuação de vários profissionais da saúde. Mas, como vencer o medo de atuar na saúde estética? Estes profissionais estão buscando cada vez mais formação e informação com o objetivo de se adequarem a essa área promissora, para atuar com saúde […]
segurança para atuar na saúde estética

A saúde estética é um campo vasto que cresce em ritmo acelerado e permite a atuação de vários profissionais da saúde. Mas, como vencer o medo de atuar na saúde estética?

Estes profissionais estão buscando cada vez mais formação e informação com o objetivo de se adequarem a essa área promissora, para atuar com saúde estética de forma independente e com segurança.

Desde 1946 a OMS definiu saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade”. Dessa forma, a Saúde Estética tem como principal objetivo levar saúde através da beleza, sendo assim um meio de melhorar suas condições de bem estar físico, mental e social, proporcionando a prevenção de doenças, melhora da auto-estima e os hábitos de vida. 

O mercado de Saúde Estética

A área estética é um mercado que cresce em ritmo acelerado no Brasil. O país já ocupa o segundo lugar no ranking mundial para o consumo de produtos e equipamentos de beleza e estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Isso resulta em grandes oportunidades de crescimento para profissionais que querem atuar atuar na saúde estética ou tenham interesse, como Biomédicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos e Odontologistas.

Mas para isso é essencial, além da formação na área da saúde, cursos de especialização e/ou pós-graduação que capacitem e habilitem esse profissional para atuar na área estética.

atuar na saúde estética

Como adquirir segurança para atuar na saúde estética?

Com o aumento da demanda na procura por tratamentos estéticos, aumenta também a exigência na eficácia e nas garantias de que os procedimentos aplicados não acarretem em problemas ou intercorrências indesejadas. 

1 – A especialização

Portanto é extremamente importante fazer cursos de pós-graduação e especializações para conhecer profundamente as técnicas que vai realizar e evitar ao máximo cometer erros, ou no caso de acontecerem, saber lidar com isso e reverter rapidamente essas intercorrências.

Também é recomendável se manter sempre atualizado sobre as novas técnicas e procedimentos oferecidos no mercado para atuar na saúde estética com segurança.

2 – A ética

Além do conhecimento científico adquirido através dos cursos, para atuar na saúde estética é fundamental manter uma postura ética e um relacionamento cordial e transparente com os pacientes. 

O profissional da saúde estética deve sempre descrever detalhadamente o tratamento que vai realizar, as substâncias que vai utilizar, a manutenção necessária e os resultados que podem ser esperados em cada procedimento.

Dessa forma, se conquista a confiança e fidelização do paciente, pois quando o paciente se sente seguro ele sempre volta.

3 – Os documentos

A última dica sobre a segurança para atuar na saúde estética tem a ver com a parte documental.

É importante também que o profissional da saúde estética utilize meios de se resguardar como a adotar a utilização do Prontuário Estético, documento que deve conter as informações que o profissional passou para o cliente sobre seu estado de saúde, e deve ser assinado pelo paciente.

Deve-se utilizar também um Termo de Compromisso, onde o cliente se compromete a comparecer nas sessões e seguir os cuidados e orientações do terapeuta, estando ciente dos prejuízos e intercorrências caso não siga essas orientações.

E para saber mais, conheça as resoluções que garantem ao dentista trabalhar com saúde estética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *