Preciso ser criador de conteúdo para empreender na estética? Veja dicas de como se comunicar nas mídias sociais
A visão de que a habilitação em estética é o caminho para alcançar uma carreira de sucesso muitas vezes vem acompanhada da vontade de empreender na estética e decidir de fato pelos próprios horários, além de ter acesso a totalidade dos ganhos resultantes do próprio trabalho.
Mas sabemos que empreender também não é fácil. Demanda total dedicação e muito investimento.
Nesse contexto, saber cuidar da própria comunicação é de grande valia para alcançar mais pessoas e ser lembrado pelas pessoas que já conhecem seu trabalho.
E será que é preciso ser especialista em criação de conteúdo digital para conseguir se comunicar com seus pacientes atuais e chamar a atenção de novos pacientes?
Independente da rede social ou mídia que você escolher para se comunicar, é preciso manter a própria autenticidade, e estar onde seu público está.
Lembre-se que redes sociais não permanecem bem-sucedidas para sempre. Mas, independente da mídia utilizada, as pessoas continuarão se comunicando, e procurando por seus interesses internet afora.
Por isso, talvez o mais importante não seja estar na rede social em evidência no momento, ou apostar na mesma estratégia que todo mundo parece estar usando.
Índice
Entenda o perfil dos seus pacientes
Primeiramente, é importante entender melhor quem são seus pacientes e pacientes em potencial. Traçar estes perfis é essencial para compreender quais as melhores estratégias de comunicação para sua empresa, que serão aquelas que efetivamente alcançam e interessam estes perfis de pessoas.
É preciso observar se seus pacientes têm um perfil mais curioso, interessado em saber os detalhes de cada procedimento, ou se gostam de saber de novidades da área, se gostam de acompanhar a rotina dos profissionais ou se preferem comunicação personalizada e direta.
É possível perceber esses detalhes durante os atendimentos, notando os questionamentos que o paciente levanta no consultório, ou como ele responde durante os atendimentos mesmo antes das consultas e procedimentos. Formulários digitais ou no papel, assim como enquetes em redes sociais também podem ser utilizadas para entender melhor e se adaptar.
Entender dados como gênero, classe social, escolaridade, faixa etária e localização também podem te oferecer indícios de quais as melhores escolhas de comunicação para seu empreendimento.
Mas e os pacientes em potencial? Este grupo pode ser percebido pensando nas pessoas que demonstram interesse pelo seu trabalho, mas ainda não procuraram efetivamente por seu atendimento.
É importante se questionar quem são essas pessoas e se sua empresa vai atender as demandas que elas procuram suprir, para alinhar seus objetivos e possibilidades praticáveis na atualidade. Mas essa reflexão vai além de sua estratégia comunicativa, trata-se de uma análise mais ampla de negócios.
O que fazer com esses dados?
Com os perfis em mãos você poderá ter mais clareza de com quem está falando e qual tom pode fazer mais sentido adotar. Se seus pacientes se mostraram interessados por saber mais profundamente sobre procedimentos, por exemplo, publicar conteúdos de cunho informativo pode chamar a atenção e até mesmo fazê-los divulgar esses conteúdos para mais pessoas.
Mesmo entendendo melhor com quem você está falando, é bem provável que sua comunicação não seja um sucesso de primeira. Por isso, é preciso testar e estar atento às respostas. Habilitando o perfil comercial em suas redes sociais você tem acesso a métricas mais completas dessas respostas.
Ter constância e estimular o engajamento também são ações muito importantes, principalmente nas redes sociais. Com a grande quantidade de usuários e oferta de conteúdos, não é certo que seguir alguém baste para receber suas postagens.
Ter um perfil ativo pode fazer a plataforma entregar seu conteúdo para mais pessoas, mas o engajamento, através de comentários, curtidas e compartilhamentos mostra à plataforma que seu conteúdo tem relevância. Por isso, sempre que possível pense em suas publicações como o início de uma conversa.
Considere investir em sua identidade visual
Assim como você não precisa ser profissional em criação de conteúdo digital para conseguir se comunicar com seus pacientes, também não precisa dominar diferentes programas e se tornar especialista em web design, mas a parte visual impressiona tanto quanto ou até mais que o assunto abordado.
Se você quer se comunicar através de mídias digitais, mas se preocupa com a aparência, formato ou estratégia de comunicação, há profissionais especializados que podem te ajudar a fazer isso.
Contratando web designers ou social media – profissionais habituados a lidar com redes sociais – você poderá ter uma visão mais apropriada de como prosseguir, ou mesmo as características estéticas que te tornarão mais relevantes na internet.
Manter sua autenticidade é o mais importante
Tendo essas informações em mente, não se esqueça: a estratégia que vai funcionar melhor é aquela que faz mais sentido para você – que mostra o profissional que você é – porque é essa que vai fluir melhor, ser feita mais naturalmente e demonstrar a realidade prática.
Mantendo sua autenticidade ao empreender na estética e comunicar sobre seu empreendimento, tendo responsabilidade e estando atento ao que seus colegas estetas estão fazendo na rede, a quem são seus pacientes e quais conteúdos os interessam, você vai conseguir comunicar sem precisar ser, além de especialista em estética, também especialista em criação de conteúdo digital.
Deixe um comentário