Uso do carvão ativado virou febre no Brasil, mas será que realmente faz efeito?

Acompanhando a demanda e o crescimento do mercado estético, novos produtos aparecem com a promessa de soluções efetivas e de baixo custo para problemas complexos, como é o caso do carvão ativado e suas propriedades clareadoras dentais.

Apostando nas rede sociais, o produto se tornou uma febre entre jovens e adultos que procuram pelo sorriso perfeito, mas será que realmente é eficaz?

Não é bem assim! Empresas prometem o impossível enquanto vendem um produto sem nenhuma evidência científica comprovada.

O carvão ativado pode sim clarear os dentes, porém os riscos não são levados a sério e não existem testes nem protocolos de tratamento.

O que se sabe é que esse produto é altamente corrosivo, abrasivo e que seu uso prolongado provoca a perda de estrutura dentaria, sensibilidade e até a perda da vitalidade dental.

Produto é vendido em diversas lojas online e promete resultados impressionantes

Pois é! Se pensarmos no quanto somos levados pelos benefícios oferecidos e que esquecemos de questionar os contras, podemos evitar problemas maiores.

Formas seguras de clareamento dental

Atualmente, as formas seguras de realizar o clareamento dental são: o caseiro supervisionado, com auxílio de uma moldeira individual e um gel clareador prescrito pelo dentista e o clareamento dentário de consultório.

Outra forma de realizar o clareamento seria a junção das duas técnicas, pretendendo então atingir o resultado de forma mais rápida.

Alimentos que podem prejudicar o clareamento dental

O café e o chocolate costumavam ser os vilões de quem procura por dentes brancos. É até triste ler, não é mesmo?

No entanto, com os avanços na odontologia, é possível clarear os dentes e continuar aproveitando dessas delícias.

Recentes estudos científicos comprovaram que não é necessário restrições alimentares durante o clareamento dental. Portanto, aquele chocolate ou cafezinho estão liberados, sem riscos para a obtenção do resultado almejado.

Além disso, já é certo que o uso de laser ou LED não auxiliam o clareamento de consultório. Na verdade, fontes de luz podem aumentar a sensibilidade dolorosa do paciente durante o procedimento.

Responsabilidade na hora de falar sobre o procedimento

Antes de iniciar o tratamento de clareamento é importante também entender os anseios do paciente:

É dever do profissional orientar que o resultado de um clareamento dentário com qualidade é a total remoção de pigmentos da estrutura dental para que o elemento volte à sua cor natural.

Não esqueça de mencionar que alguns resultados almejados não são possíveis somente com a técnica do clareamento, sendo necessário o uso de outras técnicas para atingir certas tonalidades de branco.

carvão ativado clareamento

E aí, gostou do artigo? Esclareceu suas dúvidas? Deixe seu comentário, vamos responder a todos!

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pela Odontologia Estética - Página com as últimas notícias da área da Estética Odontologia sobre formação, legislação, eventos, congressos, procedimentos, medicamentos, equipamentos e pesquisas acadêmicas.