Skip to main content

Ato Médico 2 volta a tramitar e ameaça dentistas

Ato Médico 2 pode clocar em risco atuação de Dentistas na Estética. O PL 6126/2013 – mais conhecido como Ato Médico 2 – voltou a tramitar na Câmara dos Deputados no ultimo dia 03 de abril. Com essa atualização, profissionais que atuam diretamente na Saúde Estética, como os dentistas, voltam a se preocupar com o […]
Ato Médico 2

Ato Médico 2 pode clocar em risco atuação de Dentistas na Estética.

O PL 6126/2013 – mais conhecido como Ato Médico 2 – voltou a tramitar na Câmara dos Deputados no ultimo dia 03 de abril. Com essa atualização, profissionais que atuam diretamente na Saúde Estética, como os dentistas, voltam a se preocupar com o futuro.

De acordo com o site da Câmara, o PL tem um novo relator, o Deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), e está aguardando a realização de cinco sessões para emendas do Projeto.

Você pode conferir mais detalhes no site oficial.

Sabemos o quanto a liberdade de atuação é importante para todos estes profissionais. Por isso, não podemos permitir mais esta investida da classe médica.

O fator principal do Ato Médico 2 é simplesmente resgatar algo que eles nunca tiveram: a exclusividade na atuação dos procedimentos minimamente invasivos.

Porém, esse Projeto de Lei, além de ser uma forma de cercar todos os setores da saúde, não traz nenhuma inovação.

O PL não se permite mudar, ele não mostra nenhuma novidade para os pacientes, nenhuma melhoria no atendimento ou na transformação da saúde brasileira.

Ou seja, é APENAS para retirar direitos já conquistados por Farmacêuticos, Biomédicos, Enfermeiros, Dentistas e outros profissionais que só querem trabalhar, que querem atuar naquilo que são qualificados e capazes de fazer.

Por um lado isso é bom, porque mostra que o Ato Médico 2 é uma confissão cabal de que os procedimentos minimamente invasivos NUNCA foram privativos dos médicos.

Não é isso? Toda essa trama revela a má fé de todas as ações, liminares e processos judiciais contra as classes e profissionais da saúde.

Por isso, precisamos mostrar nossa indignação contra a Medicina. Precisamos votar “discordo totalmente” para sermos ouvidos e conquistarmos nosso espaço.

=> Clique aqui e vote CONTRA o Ato Médico 2 <=“Discordo Totalmente”

Dentistas contra as ações da Medicina

Não é de hoje que a Odontologia Estética se vê pressionada pela classe médica. Em um período não muito distante, os dentistas estavam impedidos de aplicar toxina botulínica e preenchedores, não é mesmo?

Para inverter a medida, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) batalhou bastante até conseguir os direitos novamente. Agora, a atuação em Harmonização orofacial é reconhecida como especialidade odontológica.

Porém, com a volta do Ato Médico 2, a classe é ameaçada novamente. Depois de tantas lutas e incentivo dos profissionais odontológicos, tudo pode ser perdido.

É inaceitável esta situação. Os dentistas possuem conhecimentos fundamentais, estudam as funções do rosto e podem muito bem atuar na Estética. Com certeza, são os profissionais mais indicados e não podem aceitar que seus direitos sejam retirados.

Ato Médico 2 deve gerar novo clima de guerra

Como já não bastasse todo o desgaste feito pelo Ato Médico, o PL 6123/2013 tem tudo para trazer de volta aquele clima pesado das 13 classes médicas contra uma. Definitivamente esse é o principal ponto negativo.

O campo de batalha estará montado novamente com a ganância dos médicos em querer retirar a autonomia dos profissionais da saúde.

Isso significa um enorme retrocesso, não só para as classes da saúde, mas também para o Brasil.

Cofen se mostra contra Projeto de Lei

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já se mostra contra o Ato Médico 2 desde quando o Projeto foi apresentado, em 2013.

Os Enfermeiros sofrem até hoje com as liminares impostas pela classe médica, o que resultou no impedimento da atuação destes profissionais.

Estes são extremamente qualificados para tais procedimentos, uma vez que são responsáveis por aplicar injeções e atuar em outras situações bem mais complexas que os injetáveis.

E sabe o que é mais engraçado? É que os Enfermeiros tiram isso de letra, são habilidosos e cuidadosos. Sendo assim, não teriam motivos para o bloqueio da Justiça.

CRF-SP contra o Ato Médico 2

Grandes conselhos de saúde já se manifestaram contra o PL, e um deles é o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Todos sabem que a Farmácia trava uma grande luta contra a classe médica.

O Ato Médico 2 prejudica a atuação destes profissionais na Saúde Estética e também na prescrição farmacêutica, já que atualmente o farmacêutico também pode prescrever medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica.

Chegou a hora de mostrarmos novamente a nossa força. Com este novo movimento do Ato Médico 2, a qualquer momento podemos ter novidades surpreendentes, mas negativas.

Chamem os amigos, familiares e vamos todos votar CONTRA o Ato Médico 2

=> Clique aqui e vote CONTRA o Ato Médico 2 <= “Discordo Totalmente”

#JuntosSomosMaisFortes Mostre sua força! Deixe aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais a sua opinião sobre o tema e se indigne junto com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *