Skip to main content

Quais são os alimentos que escurecem os dentes? Veja os 10 principais

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná faz o alerta: “não é necessário excluir esses alimentos do cardápio, mas diminuir o consumo é necessário para quem quer manter os dentes brancos”. Então, visto isso, vamos ver quais são os alimentos que escurecem os dentes! 1 – Café O principal deles é o café, que é […]

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná faz o alerta: “não é necessário excluir esses alimentos do cardápio, mas diminuir o consumo é necessário para quem quer manter os dentes brancos”. Então, visto isso, vamos ver quais são os alimentos que escurecem os dentes!

1 – Café

O principal deles é o café, que é uma bebida vilã da história do escurecimento dos dentes. O café causa manchas quase que imediatas, sendo que a diminuição do consumo diário ajuda os pacientes que fizeram clareamento a manter a cor desejada.

alimentos que escurecem os dentes

2 – Refrigerante

Os refrigerantes são vilões em diversos sentidos na saúde. Inclusive, colabora com o fato de que é inimigo dos dentes brancos. Os que são de cola ou de limão, mais ainda. Isso porque são bem ácidos e podem afetar o esmalte e a dentina.

3 – Açaí

Uma fruta bem típica do Brasil que muita gente ama. Ela é forte e escura, podendo causar manchas nos dentes. Então, já sabe: evite o consumo exagerado.

alimentos que escurecem os dentes

4 – Vinho

Mais uma bebida que merece a sua atenção é o vinho. Ele contém substâncias pigmentadas, como é o tanino e o cromogênio. Além disso, é bem ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.

5 – Beterraba

O próximo dos alimentos que escurecem os dentes é a beterraba, muito comum no Brasil. Apesar de saudável e nutritiva, ela tem muito pigmento e mancha os dentes. Então, a dica é: faça um bochecho com água logo após ingerir esse alimento.

6 – Chá

Existem vários sabores de chá. Então, vale a pena pensar naqueles que tenham menos coloração, como os de ervas claras. Já o chá preto e o chá matte devem ser reduzidos.

7 – Frutas escuras/vermelhas

Algumas frutas escuras, como é o caso de amora, cereja e uva também possuem um alto poder de manchar e escurecer os dentes, por isso, devem ser consumidos em menor quantidade.

alimentos que escurecem os dentes

8 – Doces

Por essa, você não esperava, não é mesmo? Mas, é verdade, os doces atrapalham a sua vida fitness assim como os seus dentes brancos. Inclusive, é um dos maiores motivadores para cáries e doenças bucais, por exemplo.

9 – Rúcula

Outra curiosidade que você vai ver por aqui hoje. Entre os alimentos que escurecem os dentes vale destacar a rúcula, uma verdura que tanta gente ama (e outra parte odeia). Mas, quem gosta vai precisar se cuidar e comer em menor quantidade porque afeta a coloração dos dentes.

10 – Chocolate

O chocolatinho, tão amado e de vários tipos, é um alimento que precisa de vários cuidados. Ele gera uma sensação de alegria instantânea, mas em exagero pode trazer doenças. No caso da saúde bucal, ele causa, por exemplo, o escurecimento dos dentes.

A alimentação balanceada é a chave!

Independente se você fez algum tratamento estético nos dentes ou se está preocupado em não deixar que eles escurecem, considere que a alimentação balanceada  saudável deve ser mantida ou iniciada. Ou seja, não é preciso deixar de comer alimentos.

Como vimos, alguns deles são bem interessantes para a rotina alimentar, como beterraba, rúcula, açaí e as frutas. No entanto, se consumidos em excesso, eles podem causar o problema do escurecimento dos dentes. Para tanto, vale a pena equilibrar a alimentação.

Ao diminuir a acidez da boca, você também conquista outros benefícios. E a hidratação se faz importante, assim como a redução de açúcar e doces, para toda a sua saúde.

Os melhores alimentos para a saúde bucal

Antes de terminar o texto sobre os alimentos que escurecem os dentes, vale a recomendação: considere que há também o outro lado dessa história, isto é, os melhores alimentos para a boca. Entre eles, as frutas, como maçã e pera. Temos um artigo que menciona vários, veja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *