Idade do sorriso – Conheça os fatores que determinantes
Diversas técnicas na Odontologia Estética podem melhorar a idade do sorriso.
A odontologia tem se empenhado para aprimorar técnicas que permitam melhorar a saúde bucal, que deve ser cuidada desde o nascimento para prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida, além de preservar a idade do sorriso.
Ao longo dos anos, o sorriso vai envelhecendo por diversos fatores. Pensando nisso, listamos algumas dicas de cuidados com a saúde bucal para evitar o desgaste dos dentes.
Existem alguns sinais de envelhecimento do sorriso que podem ser claramente percebidos. O aspecto “murcho” dos lábios, por exemplo.
Outro sinal comum é o paciente mostrar mais os dentes inferiores quando a boca está em repouso ou ao falar.
O escurecimento dos dentes e as recessões dentárias também são sinais de envelhecimento.
Medicamentos e drogas também podem interferir na idade do sorriso. São fatores que trazem várias complicações.
Ao diminuir a salivação, causam mais cáries, podem acarretar refluxos gastro esofágicos, podem provocar a erosão dentária e desgaste do esmalte dos dentes.
Há formas para evitar o desgaste dos dentes. São técnicas e materiais recomendados para esta finalidade, como utilizar placas de acrílico para dormir, aplicação de botox e alinhar a arcada dentária para evitar sobrecarga em alguns dentes.
Por isso, para prolongar a vida do sorriso, há técnicas que envolvem a harmonização orofacial e beneficiam a saúde bucal do paciente.
Harmonização Orofacial
A descoberta de novos procedimentos que auxiliam no tratamento de doenças bucais é uma busca constante na odontologia.
Técnicas como lentes de contato, facetas de porcelana, implantes e fios podem aumentar a longevidade do sorriso.
Além disso, a cirurgia ortognática também é um importante procedimento que interfere na estética e saúde bucal, promovendo o equilíbrio anatômico da face e das deformidades das articulações temporomandibulares.
A técnica reposiciona a forma da maxila e mandíbula para garantir a saúde das articulações temporomandibulares, prevenindo o envelhecimento do sorriso.
Ozonioterapia
A ozonioterapia é outra técnica que contribui para a idade do sorriso. O método que utiliza a mistura gasosa de ozônio e oxigênio para fins terapêuticos, é uma dessas descobertas e tem conquistado espaço nos consultórios.
O ozônio tem se mostrado efetivo contra os micro-organismos patogênicos. Além disso, tem efeito antibacteriano que auxilia no processo de reparos.
Por ser um gás, tem a vantagem de penetrar em toda a rede de canais do dente. Na odontologia, a substância pode ser utilizada nas infecções peridontais, abcessos e tratamentos de canais.
Fonte: Paraíba Total
Deixe um comentário