Skip to main content

O que é odontologia digital? Conheça os tratamentos, os benefícios e como usar

O conceito tem sido discutido há algum tempo. Especialmente, após o momento em que os tratamentos dentários deixaram de ser doloridos e invasivos para se tornarem mais confortáveis e mais benéficos. Mas, o que é odontologia digital, na prática? Vamos descobrir! O que é odontologia digital O conceito de odontologia digital tem a ver com […]

O conceito tem sido discutido há algum tempo. Especialmente, após o momento em que os tratamentos dentários deixaram de ser doloridos e invasivos para se tornarem mais confortáveis e mais benéficos. Mas, o que é odontologia digital, na prática? Vamos descobrir!

O que é odontologia digital

O conceito de odontologia digital tem a ver com uma linha de atendimento ao paciente que faz o uso de tecnologia para que se tenha as melhores soluções. É muito visado na área da estética, apesar de também ser usado em outros tratamentos odontológicos.

Na prática, estamos diante de inovações que permitem avaliar o quadro geral de cada paciente, verificando os procedimentos mais indicados e, inclusive, mostrando como o tratamento vai acontecer e quais os resultados que ele vai gerar.

Assim, será possível mudar o cenário cultural no Brasil, no qual os pacientes só vãos ao dentista em casos de dores ou perdas na estética. A partir de agora, os profissionais da saúde poderão fazer um planejamento personalizado e visando a manutenção da saúde.

O que é odontologia digital

Os tratamentos na odontologia digital

Antes de chegarmos aos benefícios dessa prática, veja quais os principais tratamentos na odontologia digital que já estão disponíveis em várias clínicas de dentistas. Ah, lembrando serem apenas algumas, já que existem centenas delas no país todo.

Radiografia digital

Essa já uma realidade, sendo que hoje em dia quase não se usa mais as chapas de filmes, que contém substâncias químicas, para fazer raios-x. A imagem digital vai direto para o computador, reduzindo custos e agilizando o atendimento.

Escaneamento intraoral

Scaners poderão ser usados para reproduzir a arcada dentária de maneira mais realista, podendo ser vista diretamente da tela de um computador. Assim, dará para ver, em alta resolução, dentes e gengivas, fazendo o armazenamento de todo histórico bucal.

Impressões 3D

Mais um ótimo exemplo da odontologia digital tem a ver com os equipamentos que criam soluções em 3D, como em restaurações, próteses e alinhados. Assim, o que se tem é um resultado esteticamente perfeito.

Laserterapia

Esse é um tratamento dentário que pode ser usado para vários fins, como os estéticos. A técnica tem autorização do Conselho Federal de Odontologia e agrega valor nos tratamentos. É indicada para periodontites e hipersensibilidade, por exemplo.

O que é odontologia digital

Os benefícios da odontologia digital

Agora que vimos o que é odontologia digital, a ideia é notar como o uso da tecnologia beneficiará o paciente e, também, o profissional da saúde por trás dos procedimentos.

Primeiro, considere que ambos vão sair ganhando com um tratamento diferenciado. Depois, considere que haverá uma gestão mais efetiva no controle de diagnósticos, desde as simulações dos procedimentos até a confecção de moldes mais exatos.

1 – Visualização do resultado

O principal benefício da odontologia digital é a chance de saber os resultados. Isso porque a primeira etapa do tratamento é mapear o paciente e planejar o procedimento. Agora, com essa inovação, dá para saber qual será o resultado, importando na avaliação dele.

Isso é feito por softwares e modelos 3D, que constroem imagens dos próprios pacientes, através da captação por scanners especializados. Logo, esse trabalho oferece mais segurança ao paciente, que acaba entendendo melhor cada procedimento dentário.

2 – Precisão no procedimento

As novas tecnologias da odontologia também passaram a permitir que os procedimentos fossem mais precisos, já que conta com medidas individuais. Por exemplo, as próteses que precisam de encaixes exatos, acabando com os incômodos.

Outro ótimo exemplo do que é odontologia digital, na prática, é o da coloração. Com a avaliação digital, dá para chegar a coloração mais próxima do natural, sem que o efeito fique artificial demais.

3 – Acessibilidade do público

Um último benefício da odontologia digital que vale a pena mencionar é sobre o fato de permitir tratamentos estéticos odontológicos para todos. Assim, com as inovações será possível encontrar tratamentos com valores acessíveis e possibilidades de pagamento.

Com a parcela maior da comunidade acessando esses serviços de alta tecnologia, a saúde será beneficiada e os pacientes poderão resgatar a autoestima a partir das questões da saúde bucal.

O que é odontologia digital

Como usar a odontologia digital no meu consultório?

Uma dúvida comum dos dentistas que começaram a entender mais do que é odontologia digital tem a ver com a inclusão dessas inovações e tecnologias em seus consultórios. O primeiro passo é se especializar em algum tipo de tratamento, como o da estética, sendo uma tendência.

Na pós-graduação será possível aprender como tratar o envelhecimento bucal, por exemplo, entre outras competências. Assim, o dentista pode atuar todo e não apenas no tratamento de cáries e doenças bucais.

Com a chance de compreender os melhores tratamentos para a saúde bucal, cria-se a ideia do planejamento personalizado. A consequência vai além da estética, passando pela prevenção das cáries e das gengivites, entre outros problemas.

Será que vale a pena investir na odontologia digital?

O futuro da odontologia digital é promissor e autêntico. Com o foco em proporcionar o bem-estar aos pacientes e aos profissionais que atuam na área, ele torna mais preciso os diagnósticos através das tecnologias em softwares e equipamentos.

Logo, se os pacientes podem adquirir mais qualidade de vida e receber procedimentos indolores e personalizados, há a garantia de que o conceito só deve ganhar importância a partir de agora. É uma prova de que os avanços tecnológicos contribuem para a odontologia.

E para quem é dentista, lembre-se das vantagens direta da odontologia digital, como a satisfação dos pacientes, a agilidade nos tratamentos e a redução de custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *