O curso de toxina botulínica para dentistas prepara esse profissional para realizar mais do que a harmonização de um sorriso e melhora da autoestima do paciente. Ele possibilita ao dentista mais ferramentas que vão além dos cuidados da saúde bucal, envolvendo saúde do paciente de forma mais abrangente.

Para você, profissional que se importa com a saúde integral de seus pacientes e quer aprimorar seus conhecimentos, fique de olho neste conteúdo.

O que você vai ler aqui:

  • O que é toxina botulínica?
  • Como age a toxina botulínica?
  • Toxina botulínica atuando na odontologia
  • Como é o curso de toxina botulínica para dentistas
  • Qual a vantagem do dentista se especializar

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. 

A substância vem sendo amplamente utilizada tanto para fins cosméticos – na eliminação temporária de rugas e linhas de expressão -, como no tratamento de diversas doenças e outras condições, (distonias, torcicolos, espasmos musculares, estrabismo, suor excessivo, enxaqueca, fibromialgia).

Como age a toxina botulínica? 

A toxina age inibindo a liberação de acetilcolina, neurotransmissor que atua na contração muscular, causando efeito paralisante e o enfraquecimento temporário da atividade muscular, reduzindo o tônus muscular, sem que haja outros efeitos colaterais. 

Com o passar do tempo, há um restabelecimento da transmissão neuromuscular e retorno gradual à função muscular completa.

Na estética, as doses usadas são bem controladas e aplicadas em uma região específica do corpo, o que faz com que o efeito de paralisia seja bem delimitado e temporário, durando cerca de 3 a 6 meses.

Toxina botulínica atuando na odontologia 

Como citamos, o uso da toxina botulínica ultrapassa o velho “combate às rugas”.

Na odontologia, essa substância é usada no tratamento de diversas doenças e condições que não teriam bons resultados funcionais e estéticos com outros medicamentos.

A toxina botulínica pode ser utilizada em casos de sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva durante o sorriso) ou assimetria do sorriso; por exemplo.

A aplicação também pode combater hábitos como bruxismo e o briquismo (apertamento dos dentes), ambos com prejuízos dentários.

Abaixo você conhece a variedade de disfunções que o botox pode combater:

Implantodontia

O botox faz com que a musculatura da mastigação fique mais relaxada e facilita o processo de integração dos implantes ao osso subjacente, aumentando a chance do tratamento ser bem-sucedido.

Sorriso torto

Nos casos em que o sorriso é torto ou assimétrico e um lado do lábio é mais elevado do que o outro, a aplicação da toxina botulínica faz com que a musculatura de um dos lados relaxe e o sorriso fique mais atraente.

Sorriso gengival

A aplicação da toxina botulínica faz com que pouco a pouco os lábios se afastem menos na hora de sorrir e o excesso de gengiva deixe de ser exposto, resolvendo o problema estético do sorriso gengival.

Dor de cabeça crônica

Quando as dores de cabeça crônicas são causadas pela musculatura da mastigação ou por distúrbios na articulação temporomandibular, a toxina botulínica injetada no local permite que a região relaxe e a dor de cabeça seja aliviada.

Bruxismo

Caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, o bruxismo pode ser aliviado com a aplicação de toxina botulínica na musculatura da face para dar fim às contrações indesejadas.

Assimetria de face

Se o músculo da bochecha, o masseter, de um lado do rosto é maior do que do outro, a toxina ajuda a relaxar as fibras musculares e restaurar o equilíbrio à face.

Rugas de expressão

Os dentistas também são autorizados a realizar a aplicação de botox para redução de rugas e marcas na pele do rosto, fazendo com que a musculatura do local relaxe e a tensão na pele suma.

Sialorreia

Quando a toxina é aplicada diretamente nas glândulas salivares, ela reduz a liberação e a produção de saliva excessiva que caracteriza a sialorreia e coloca o paciente em risco de aspirações e pneumonias.

O tempo de duração de cada tratamento é variável e depende de diversos fatores como o próprio paciente, dose, músculos atingidos e ação que se espera. 

Quanto maior a atividade muscular, menor o tempo de duração do efeito. 

Após a aplicação, o início da ação observa-se em 3 a 7 dias, com o efeito máximo em 10 a 15 dias. Geralmente varia de quatro a seis meses.

Como é o curso de toxina botulínica para dentistas

Dentistas que se especializam no curso de Toxina Botulínica (uma pós-graduação em estética) conquistam uma nova fatia de mercado, abrindo seu leque de procedimentos, com possibilidade de atuação em harmonização orofacial e tratamento dos distúrbios acima citados.

Já o profissional que faz cursos livres de aplicação de TBA e preenchedores pode fazer as aplicações voltadas para fins estéticos, como aplicações faciais relacionados ao volume das bochechas, maçãs do rosto, lábios, sulco nasogeniano (bigode chinês) e sulco nasolabial (marionete), (sulcos, lábios e bochechas), rugas do terço superior (glabela, pés-de-galinha, testa, rugas de bravo, rugas nasais e sorriso gengival).

Cursos que visam a experiencia prática, ao invés de aulas teóricas massantes, são considerados os mais indicados para o profissional que deseja ter segurança para realizar as aplicações em seu consultório.

Qual a vantagem do dentista ao se especializar

Oferecimento de protocolos avançados do uso da toxina para tratamentos considerados crônicos, como bruxismo, ATM (Distúrbio da Articulação Têmporo Mandibular), enxaquecas tensionais, entre outras situações que prejudicam a qualidade de vida do paciente, pois provocam as dores orofaciais.

As técnicas já ganharam muitos adeptos, incluindo famosos e celebridades da mídia. A crescente procura tem chamado a atenção dos profissionais da área que já estão investindo em cursos avançados para se qualificarem.

Então, gostou deste artigo? O que está esperando para começar sua especialização? Clique no banner e explore este novo mundo!

Curso de Harmonização Facial para dentistas

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pela Odontologia Estética - Página com as últimas notícias da área da Estética Odontologia sobre formação, legislação, eventos, congressos, procedimentos, medicamentos, equipamentos e pesquisas acadêmicas.