Rinomodelação – Veja quais são as 5 maiores dúvidas sobre o procedimento estético não invasivo
A ideia de ter um nariz novo ou, pelo menos, um nariz modificado é possível sem que se tenha que passar por cirurgias. E estamos diante de um procedimento estético moderno e seguro. A rinomodelação usa o ácido hialurônico no nariz para gerar os resultados estéticos esperados.
Se você já deu um “zoom” na imagem para ver uma foto sua no celular ou computador e não gostou, saiba que está na hora de conhecer mais dessa técnica. O nariz é o campeão das reclamações e, muitas vezes, protagonista dos tratamentos de harmonização facial.
Índice
O efeito Zoom e a rinomodelação
Já ouviu falar do efeito “Zoom”? Ele é um movimento que tem acontecido nos últimos meses, especialmente com a pandemia, no qual as pessoas se veem mais em vídeo conferencias e, com isso, começaram a se observar muito mais do que antes. É aí que surge a rinomodelação.
O procedimento estético está dentro do conceito de harmonização facial, sendo um dos mais procurados da atualidade. Ele faz intervenções para melhorar as proporções da face das pessoas, ajustando o nariz e criando mais equilíbrio nessa região.
Agora, vamos às principais dúvidas sobre essa harmonização no nariz!
1 – Por que aplicar ácido hialurônico no nariz?
A rinomodelação nada mais é do que o uso do ácido hialurônico no nariz – mas, atualmente, também é possível fazer o uso de outra substância, a hidroxiapatita de cálcio. Ambos são produtos reabsorvíveis, os quais possuem duração temporária, que podem chegar a 2 anos.
O procedimento acontece após a consulta, onde o profissional será responsável por fazer a avaliação do contorno e do perfil do rosto do paciente. Eles escolhem os melhores pontos e a substância preenchedora que será usada.
Em pacientes de pele resistente, pode ser preciso fazer mais de uma aplicação e com mais volume. A injeção acontece com muita pressão e em pequenos volumes. Após isso, se faz um curativo para modelar e manter o procedimento sem edemas.
A aplicação do ácido não dura mais do que 30 minutos e pode trazer um inchaço momentâneo, mas que não passa de horas. É pouco comum que o paciente sinta dores. Ainda assim, indica-se o uso de travesseiros mais elevados para repouso.
2 – Quando a harmonização no nariz é indicada?
A rinomodelação com ácido hialurônico no nariz (ou bioplastia nasal) pode ser indicada para vários objetivos, mas especialmente quando há a insatisfação do paciente com relação aos problemas no formato do nariz.
De maneira geral e considerando o paciente brasileiro, há sim algumas melhorias que são muito visadas com esse tratamento. São elas: deixar a ponta do nariz mais empinada, disfarçar a giba nasal, corrigir assimetrias e corrigir rinoplastias.
Logo, o procedimento facial também é interessante para quem apresenta pequenos “defeitos” com antigas cirurgias e agora quer ter alterações mais sutis, seja de volume ou formato. Quando há necessidade de mudanças nos ossos, aí a cirurgia é que é indicada.
3 – Rinoplastia ou rinomodelação?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica facial, sendo um procedimento invasivo indicado para a correção de vários desvios estéticos ou até mesmo funcionais. As técnicas usadas vão definir a estrutura nasal e o diagnóstico individual.
Enquanto isso, a rinomodelação é um procedimento que é minimamente invasivo, como vimos acima. Um diferencial está no fato de não ser uma cirurgia, ou seja, não é um procedimento invasivo; sendo indicada para pacientes que querem amenizar alterações nasais externas.
Outra vantagem da rinomodelação está na recuperação do paciente, que é muito mais rápida.
4 – Os riscos do ácido hialurônico no nariz?
Como outros procedimentos estéticos faciais, a rinomodelação pode ter complicações, ou melhor, intercorrências. Por isso, a recomendação é que as pessoas façam o procedimento apenas com profissionais capacitados para tais atividades.
Os maiores riscos têm a ver com a infecção e oclusão de vasos, devido a necrose de tecidos. O preenchimento no nariz é perigoso? Se levar em conta a escolha de uma clínica e/ou profissional de confiança e com habilitação, a rinomodelação não tem grandes riscos.
Com relação aos ricos do ácido hialurônico, o principal usado nesse tipo de tratamento, saiba que ele é seguro se for comprado em locais autorizados e usado por profissionais capacitados. Até porque está presente, de forma natural, no nosso organismo. É uma molécula de açúcar.
5 – Qual profissional faz a rinomodelação?
A técnica de modelação com ácido hialurônico no nariz deve ser feita por profissionais da saúde capacitados, como os dentistas estetas. Isso porque eles precisam ter experiência com a aplicação dos produtos e estar apto para atentar as intercorrências, caso aconteçam.
Atenção! No mercado negro dos procedimentos estéticos, muitos profissionais não capacitados fazem uso de outras substâncias, que não o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio. No entanto, elas podem ser inabsorvíveis, como PMMA e metacrilato; o que pode causar sérios e graves problemas ao paciente.
Se você é um dentista que está lendo este conteúdo por curiosidade, leve em conta que a melhor especialização para começar a oferecer esse procedimento estético no seu consultório é a pós-graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica (HOF).
E se não pensou nisso ainda, está aqui uma ótima chance. Afinal, nos últimos anos aqui no Brasil, as técnicas de harmonização facial, como o uso do ácido hialurônico no nariz, têm sido mais interessantes do que as lipoaspirações. Então, está aí um mercado que tem crescido cada vez mais!
A rinomodelação com fios PDO
Quem faz o curso de HOF também aprende sobre a rinomodelação com fios PDO, que é um método mais antigo e que funciona muito bem no lifting de rosto. Só que o objetivo é outro: rejuvenescer a face dos pacientes, através do ácido hialurônico no nariz.
É outro procedimento estético para o nariz que não é invasivo. Então, não tem cortes e nem mesmo anestesia. Logo, pode durar um pouco menos do que o ácido hialurônico. Além da tração, esses fios estimulam a produção de colágeno, renovando as células.
Leia também – Com a especialização em HOF, cirurgiã-dentista diz ser capaz de suprir todo tipo de expectativa do mercado
Bônus – Quanto custa um procedimento de rinomodelação?
O preço da rinomodelação no Brasil, que usa o ácido hialurônico no nariz, pode variar muito conforme a região do país, a experiência do profissional e outros fatores. Mas, dá para encontrar preços que partem de R$ 1,4 mil em São Paulo (SP). É a média para uma seringa de 1 ml.
Enquanto isso, uma rinoplastia, que é a cirurgia, não vai custar menos do que R$ 10 mil.
Sendo assim, na busca por mudanças na dimensão do nariz, correção do dorso nasal saltado, redução das asas nasais, alteração da ponta do nariz ou correção do desvio de septo, vale a pena considerar essa alternativa com um profissional da saúde habilitado.
Deixe um comentário