Soluções estéticas na menopausa – saiba como oferecer os melhores tratamentos em sua clínica
O período da menopausa é marcado por diversas mudanças no organismo da mulher, mudanças que são sentidas física e emocionalmente de diferentes formas em cada pessoa. Pensando nisso, tratar de soluções estéticas na menopausa requer uma visão que leve em conta as especificidades deste período, suas demandas tão particulares e, ao mesmo tempo, tão comuns.
A personalização na estética, assim como em todos os outros campos e atuações em saúde, não é apenas uma tendência ou diferencial, mas uma demanda, já que cada caso e queixa se dá em torno de um caso clínico e um organismo cheio de especificidades.
A demanda por personalização também pode ser utilizada como oportunidade, a oportunidade de associar diferentes procedimentos e oferecer o melhor tratamento possível, o que faz toda a diferença para garantir uma cartela de pacientes satisfeitos e recorrentes.
Índice
Entenda as queixas estéticas mais comuns durante a menopausa
Para além do período da menopausa, e como ele pode refletir nas insatisfações com a própria aparência, a procura por procedimentos que contribuem para uma aparência renovada e causam aspecto de rejuvenescimento estão entre os mais procurados
Acompanhando esta demanda, as tecnologias e protocolos disponíveis avançam cada vez mais, trazendo uma variedade de possibilidades e tratamentos para queixas envolvendo flacidez, formação de rugas e manchas.
Com as diversas possibilidades disponíveis no mercado, e as novidades que surgem todos os dias, há diferentes protocolos capazes de tratar questões semelhantes de forma satisfatória.
Uma das queixas mais comuns de quem está passando pela menopausa é a flacidez da pele, perda de elasticidade e firmeza resultantes da queda na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que por sua vez desencadeiam em diminuição na produção de colágeno e elastina, proteínas que dão estrutura e sustentação à pele.
A flacidez e diminuição da elasticidade, além de trazerem em si aspectos frequentemente indesejados, também contribuem para a formação de linhas e rugas.
A pele também fica mais seca e fina, pois as glândulas sebáceas diminuem a produção de óleo natural. Isso pode causar coceira, descamação e irritação.
Leia também:
– Tratamentos mais indicados para rejuvenescer a pele do rosto;
Com o avanço da idade, torna-se mais propenso o desenvolvimento de manchas senis, também conhecidas como manchas da idade, devido à maior exposição ao sol ao longo da vida e à diminuição da produção de melanina, que protege a pele dos raios UV.
Soluções estéticas na menopausa – os bioestimuladores de colágeno são destaque nesse período da vida
Para o tratamento de muitas das questões mencionadas, os bioestimuladores de colágeno trazem benefícios transformadores, apesar de serem tratamentos indicados desde a prevenção da flacidez, com a criação de um banco de colágeno – uma vez que há queda expressiva na produção de colágeno já por volta dos 25 anos.
Os bioestimuladores de colágeno são, sobretudo, procedimentos injetáveis que estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo, trazendo efeitos positivos desde a elasticidade, a firmeza, contornos, cicatrização e hidratação de tecidos.
Fios de PDO (ou fios de sustentação) também podem ser utilizados com o propósito de estimular a produção de colágeno, embora sua principal finalidade seja a de conferir efeito lifting e mesmo preenchedor em determinadas regiões.
Toxina botulínica e preenchedores também precisam de sustentação para performarem melhor
A aplicação de toxina botulínica e de ácido hialurônico, dois dos procedimentos mais procurados no mercado da estética, dependem da capacidade de sustentação dos tecidos para performar da melhor forma possível.
Por isso, preparar a pele da paciente bioestimulando a produção de colágeno pode ser essencial para obter os melhores resultados na aplicação de preenchedores e toxina botulínica.
Leia também:
– Pós-graduanda em HOF vê na associação de procedimentos a melhor forma de lucrar na estética;
Ainda pensando especialmente no período da menopausa, o preenchimento tem um papel especialmente transformador, conferindo um up em estruturas que parecem desabar junto com os níveis de produção de colágeno, em especial as maçãs do rosto e os lábios.
Lasers e ultrassons também podem oferecer excelentes soluções para peles mais maduras
Há também procedimentos não injetáveis que podem ser indicados para a revitalização da pele. Lasers e ultrassons são bastante procurados devido a seus excelentes resultados na revitalização da pele.
Em especial, ultrassons microfocados como o Ultraformer também oferecem resultados muito bons no estímulo à produção de colágeno e no efeito de lifting.
Quanto aos lasers disponíveis no mercado, destaca-se o tratamento de manchas, que também podem preocupar e afetar a autoestima durante a menopausa.
Benefícios dos peelings na menopausa
Os peelings também podem ser indicados para casos de demanda na renovação da epiderme, ajudando a devolver viço e uniformidade à pele. Melhorando a circulação sanguínea na pele, a realização de peelings trazem um aspecto mais saudável e radiante.
Ao removerem camadas superficiais da pele, os peelings estimulam a produção de colágeno e elastina, o que torna a pele mais firme e reduz a aparência de rugas e linhas finas.
Podem ajudar também a reduzir manchas senis e hiperpigmentação, uniformizando o tom da pele e deixando-a mais clara e luminosa, o que coloca os peelings entre as possíveis soluções estéticas na menopausa mais procuradas.
E as terapias de reposição hormonal?
Embora Terapias de Reposição Hormonal (TRH) possam contribuir para um envelhecimento com sintomas mais amenos, este tipo de terapia demanda uma análise complexa e acompanhamento adequado para analisar suas reais necessidades e benefícios, principalmente pensando nas funções do organismo e se elas serão também beneficiadas pela TRH.
Desta forma, não estamos considerando a TRH como uma alternativa para amenizar inseguranças estéticas.
Mesmo que este tipo de tratamento possa resultar também em mudanças satisfatórias neste sentido, os riscos de efeitos que podem atrapalhar na saúde e bem-estar tornam este tratamento não recomendável para finalidade diretamente estética, mas algo que deve ser adotado mediante uma análise mais minuciosa das reais necessidades de modulação hormonal, e, sendo assim, realizada por com acompanhamento multidisciplinar.
Um momento de responsabilidade extra com a saúde integral
Levando todas essas informações em consideração, sem nunca perder de vista a demanda pelo cuidado personalizado para cada paciente, o bom profissional esteta saberá realizar uma anamnese criteriosa e atenta, bem como analisar as características e necessidades que o paciente deixa explícito.
Bem informado, o profissional pode então alinhar as expectativas e possíveis tratamentos, recomendando inclusive o acompanhamento com outros profissionais, a fim de suprir necessidades de saúde que procedimentos estéticos não serão capazes de tratar.
Para além das soluções estéticas na menopausa, alguns cuidados básicos fazem, é claro, toda a diferença na saúde, que certamente refletirão também na aparência de seus pacientes.
Por isso, orientar sobre hábitos como o consumo de água, do uso de protetor solar e dos prejuízos do tabagismo é essencial, e faz total diferença na saúde e aparência em qualquer fase da vida, mas especialmente em um momento como o da menopausa, em que a saúde sobre alterações drásticas.
Deixe um comentário