Conheça a ação da ozonioterapia em procedimentos odontológicos

A ozonioterapia é uma das práticas integrativas mais abrangentes que surgiu nos últimos tempos e pode ser utilizada na odontologia. É um fato que a ozonioterapia tem ganhado espaço e credibilidade em meio a tantos outros tratamentos. A eficácia do procedimento é totalmente notável. Afinal, sua ação é indicada para combater cerca de 260 patologias. […]
ozonioterapia-procedimentos

É um fato que a ozonioterapia tem ganhado espaço e credibilidade em meio a tantos outros tratamentos. A eficácia do procedimento é totalmente notável. Afinal, sua ação é indicada para combater cerca de 260 patologias. A ozonioterapia é utilizada há mais de 100 anos em países como a Alemanha. Sendo assim, é uma técnica totalmente benéfica, sem deixar dúvidas.

Na odontologia, a eficácia é a mesma. Estudos recentes comprovam que o alto poder oxidativo e ação sobre bactérias, vírus e fungos indicam a ozonioterapia como tratamento complementar para diversos procedimentos que envolvem a boca no geral.

Prótese As placas microbianas que se acumulam na superfície de adaptação das dentaduras são compostas por várias espécies de microrganismos, principalmente Cândida albicans. Controlar esse acúmulo é essencial para a prevenção de inflamações. A aplicação de água ozonizada pode ser útil e contribuir com a redução de Cândida albicans das dentaduras. Cáries Alguns estudos disponíveis avaliaram a efetividade do ozônio sobre cárie de fóssulas e fissuras, cárie oclusal não cavitada e cárie primária de raiz, mostrando uma redução significante no número de microorganismos nas lesões in vitro ou com curto acompanhamento. Em uma experiência, com a aplicação do gás sobre as lesões de cárie por um período de 10 a 20 segundos, ocorreu a redução de 99% do número de microorganismos presentes na carie in vivo. Periodontia Examinando o efeito da água ozonizada sobre microrganismos e placa dental, quase nenhum microrganismo foi detectado após o tratamento com a substância por 10 segundos. Quando a placa dental experimental foi exposta à água ozonizada, o número de celular viáveis mais uma vez diminuiu. A água ozonizada inibiu fortemente a formação da placa dental in vitro. Estes resultados sugerem que a água ozonizada pode ser útil para reduzir infecções causadas por microrganismos presentes na placa dental. Endodontia O poder oxidativo do ozônio caracteriza-o como um eficiente antimicrobiano e sua indicação para a terapia endodôntica parece ser muito apropriada. Sua ação antimicrobiana foi demonstrada em pesquisas in vitro sobre cepas das bactérias, tais como micobacteria.

Dentistas já estão aderindo ao ozônio

É isso mesmo! A ozonioterapia é considerada prática integrativa e complementar ao tratamento odontológico. Ou seja, você dentista, pode investir e se especializar. O melhor de tudo é que a prática foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a partir da Resolução 166 de 24 de novembro de 2015.

O reconhecimento dado pela CFO é um ganho inestimável para o nosso país. O apoio de uma entidade renomado, empenha e que se importa com seus profissionais é mais uma forma de comprovar o quanto a terapia é válida e precisa ser aproveitada.

Então, não perca tempo e abra os olhos para o futuro. Se especialize já em um curso avançado de ozonioterapia e garanta mais qualidade de vida aos seus pacientes! [widgetkit id=”63″ name=”BANNER OZONIOTERAPIA”]